O recente anúncio do Governo sobre a isenção de portagens para veículos pesados na Circular Regional Exterior do Porto (CREP) durante horários específicos gerou críticas da oposição na Câmara do Porto. Manuel Pizarro, vereador do PS, afirmou que a medida demonstra desconhecimento da realidade do trânsito na Via de Cintura Interna (VCI).

Após uma reunião privada do executivo, Pizarro, citado pelo Porto Canal, destacou que os horários estabelecidos, entre as 07h00 e as 10h00 e entre as 16h00 e as 19h00, evidenciam um “total desconhecimento sobre o que está a ocorrer na VCI”, alegando que acreditar que não há excesso de tráfego após as 19h00 é um entendimento apenas de quem observa a VCI a partir de Cascais. Para ele, trata-se de “mais uma ilusão do que uma medida efetiva”.

A proposta foi divulgada pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que discorreu que a isenção visa aliviar o tráfego, identificando o local como “o maior problema de tráfego” do país, e salientou que não existe “nada comparável” em outras vias da Área Metropolitana de Lisboa ou em outros locais do país.

Pizarro sugere que a solução deve passar por duas ações coordenadas: a eliminação total das portagens para pesados na CREP, sem restrições horárias, e a remoção de portagens na A4, entre Matosinhos e Maia. O vereador socialista ressaltou estudos da Infraestruturas de Portugal e sugeriu que a medida anunciada, que custará anualmente 10 milhões de euros, “deveria ter um custo menor”. Ele ainda criticou o ministro por querer aparentar oferecer “um grande presente ao Porto”, prevendo que em poucos meses se verá que o impacto é nulo. “A VCI tem um grande defeito: estar a mais de 300 quilómetros de Lisboa”, enfatizou com ironia.

PUBLICIDADE – CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O vereador Miguel Corte-Real, representando o Chega, reconheceu à Lusa que a alteração “não traz ainda todas as mudanças” necessárias para resolver os problemas de trânsito, mas considerou que é “uma primeira boa medida”, mencionando que “é preciso começar por algum lado”. Ele defendeu uma abordagem mais abrangente e lembrou que, durante a campanha eleitoral, “todos os candidatos atribuíram as culpas de vários problemas de trânsito à gestão dos semáforos”.

Corte-Real também questionou o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, sobre a possibilidade de eliminar as isenções de taxas à Metro do Porto, medida adotada pelo seu homólogo de Gaia, tendo recebido a garantia de que isso não ocorrerá. “O que nós queremos é ter metro na cidade do Porto. A questão das taxas não nos preocupa”, assegurou.

O presidente da autarquia não fez declarações após a reunião.

PUBLICIDADE – CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Exit mobile version
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.