Vila d’Este é a estação mais procurada entre as novas três estações

A extensão da Linha Amarela (D) do Metro do Porto, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, foi inaugurada a 28 de junho de 2024. Desde então, têm sido realizadas centenas de milhares de validações nas três novas estações da rede: Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila d’Este. Estas estações estão interligadas por mais de três quilómetros de carris, um túnel de 800 metros e um viaduto de quase 500 metros que parte de Santo Ovídio e se tornou um ícone na paisagem de Vila Nova de Gaia.

No primeiro ano completo de operação, registraram-se mais de 1,7 milhões de validações nesse novo percurso. Vila d’Este foi a estação mais requisitada pelos clientes do Metro do Porto, contabilizando 800.120 validações, seguida da Estação Hospital Santos Silva, com mais de 600 mil, e Manuel Leão, com mais de 323 mil. De forma geral, as três novas estações representaram 5,7% do total de passageiros da Linha Amarela de julho de 2024 a junho deste ano, e 1,9% do total das viagens na rede durante o mesmo período.

Graças a esta obra, diversos polos de referência em educação, saúde e habitação no panorama gaiense passaram a ser servidos pelo Metro, oferecendo também uma ligação direta ao centro da cidade do Porto e ao Hospital São João. Nas proximidades de Manuel Leão está a escola EB 2/3 Soares dos Reis e o centro de produção da RTP, no Monte da Virgem; a estação Hospital Santos Silva fica em frente ao Centro Hospitalar Gaia-Espinho, o terceiro maior da Região Norte; já em Vila d’Este há uma vasta urbanização com mais de 17 mil residentes.

Além das três estações, foi também construído um Parque de Material e Oficinas (PMO) disponível para o Metro do Porto, como complemento ao já existente em Guifões. Este novo PMO possui espaço para o estacionamento de 60 veículos e capacidade para realizar todo tipo de operações de manutenção.

A obra em números

Extensão da Linha Amarela de Metro, construída em via dupla, com um total de 3,1 km, abrangendo:

– Viadutos com uma extensão total de aproximadamente 500 metros;
– Túnel mineiro com um comprimento total de aproximadamente 800 metros;
– 1 Estação subterrânea em poço circular com 43 metros de diâmetro e 23 metros de profundidade (Estação Manuel Leão);
– 2 Estações em superfície (Estações Hospital Santos Silva e Vila d’Este);
– 1 Poço de Ventilação e Emergência (PVE), com 12 metros de diâmetro e 15 metros de profundidade;
– 1 Parque de Material e Oficinas em Vila d’Este.

Principais Quantidades

– Estrutura Metálica do Viaduto: 3 mil toneladas
– Escavação: 470 mil m³
– Aterro: 70 mil m³
– Pregagens + Enfilagens: 60 km
– Cambotas metálicas (revestimento primário do túnel): 750 toneladas
– Estacas: 6 km
– Betão: 75 mil m³
– Aço em varão: 10 mil toneladas
– Carril: 18 km

Empresas e Trabalhadores

– Número de empresas que participaram na empreitada: 250
– Número médio diário de trabalhadores: 350

Datas e Investimento

Início da obra: Março de 2021
Final da obra: Junho de 2024
Investimento global: 206,4 milhões de euros
Entidades financiadoras: POSEUR (PT2020), Fundo de Coesão (União Europeia) e Orçamento do Estado.

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