Estruturas de apoio à construção da Ponte “Ferreirinha” serão demolidas após a construção

A obra da Ponte D. Antónia Ferreira, a “Ferreirinha”, inserida na empreitada da Linha Rubi (H) do Metro do Porto, obriga à colocação no rio Douro de dois pilares provisórios de apoio ao desenvolvimento da sua construção, por um período de 18 meses. Estes dois pilares vão ficar instalados nas duas margens do rio, do lado do Porto e de Vila Nova de Gaia.

No Porto, o pilar provisório está a ser montado junto à rua do Ouro e à rua do Bicalho, em frente a um dos pilares definitivos da ponte, que aqui se situa. Já o de Gaia encontra-se localizado junto ao Cais do Lugan e à rua do Cavaco, mesmo em frente a um outro pilar definitivo da ponte, que ali está a ser construído. Neste momento, trabalha-se nas plataformas que permitem perfurar as fundações onde assentam os pilares provisórios.

Indo mais ao detalhe em termos construtivos, ambos os pilares estão a ser desenvolvidos em betão armado, tendo o do Porto uma altura final de 63,70 metros, enquanto o de Gaia irá medir 67,68 metros. O tabuleiro da ponte, já em progressão nas duas extremidades, vai assentar sobre estes dois pilares provisórios durante a fase de empreitada.

Refira-se também que uma das funções principais destes pilares é suportar as cargas transmitidas pelas torres de atirantamento (estruturas verticais usadas como mastros que suportam os cabos da ponte), igualmente provisórias e que serão montadas sobre o tabuleiro. Estas torres serão construídas numa estrutura metálica e terão cerca de 49 metros de altura cada uma, sendo apoiadas no tabuleiro através de rótulas cilíndricas, com rotação livre no eixo transversal da ponte. Ou seja, o conjunto pilares e torres provisórias atingirão uma altura aproximada de 120 metros acima do leito do rio.

Logo após a conclusão da construção do arco e do tabuleiro da nova ponte, os dois pilares erguidos no rio vão ser totalmente demolidos. Ao longo dos seus 800 metros de tabuleiro reservado à circulação do Metro, de peões e de bicicletas, a Ponte D. António Ferreira, a “Ferreirinha”, apresentará a já conhecida silhueta leve e fina, integrando-se harmoniosamente no esplendor desta paisagem do Douro.

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