Um novo estudo de mercado realizado pela eDreams ODIGEO revelou que nove em cada 10 membros da Geração Z (com idades entre 18 e 24 anos) estão incorporando a inteligência artificial em suas experiências de viagem, em busca de vivências cada vez mais personalizadas.

A pesquisa, conduzida pela OnePoll, uma empresa independente de estudos de mercado, abrangeu 9000 consumidores em todo o mundo com mais de 18 anos, incluindo 1000 participantes de Portugal, e coincide com o recente anúncio do governo português sobre investimentos em inteligência artificial para os serviços públicos nacionais.

Embora a adoção esteja sendo liderada pelos consumidores mais jovens, essa tendência está se espalhando rapidamente entre todas as idades. A pesquisa também apontou um interesse considerável entre os grupos demográficos mais velhos – 81% dos portugueses com 55 anos ou mais relataram ter utilizado IA para viajar no último ano, seja pela primeira vez ou regularmente. Essa ampla adoção em diferentes faixas etárias evidencia o papel crescente da IA como uma ferramenta essencial para os viajantes.

O estudo da eDreams ODIGEO destaca a demanda significativa dos consumidores por uma personalização inteligente, onde plataformas baseadas em IA antecipam as necessidades de viagem, realizando bilhões de previsões diárias para atender de forma eficaz às preferências individuais de cada usuário. Essa diminuição no esforço e no tempo despendido pelos consumidores está criando uma forte demanda por processos de reserva de viagens fundamentados em IA.

De fato, os consumidores portugueses apontaram que sua maior frustração com os métodos tradicionais ou menos avançados de reserva de viagens é a falta de personalização (47%), que se traduz na necessidade de inserir repetidamente suas preferências. Outras queixas incluem a perda de tempo filtrando opções de viagem irrelevantes (43%) e as sugestões genéricas fornecidas que não atendem às suas necessidades (35%).

Quando questionados sobre como desejam que a IA contribua para o planejamento de suas viagens, os viajantes portugueses indicaram como principais prioridades encontrar os voos com a melhor relação qualidade/preço (58%), identificar acomodações adequadas (38%) e descobrir novos destinos (37%). Em relação às áreas onde recorreriam à tecnologia para tomar decisões, a maioria dos Millennials (53%) mencionou o planejamento de viagens, superando a coordenação de planos de grupo (36%) e a escolha de conteúdos para ler, ver ou ouvir durante as viagens (35%).

O estudo também revelou que o planejamento e a reserva de viagens estão entre as principais áreas onde consumidores de todas as idades utilizam IA para tomar decisões. Com 54% de todos os entrevistados destacando a maior utilidade da tecnologia para buscar voos, encontrar promoções e recomendar destinos, as viagens se destacam de forma significativa em comparação a outras aplicações comuns da IA, como a escolha de entretenimento (34%) ou coordenação de atividades de grupo (33%). Essa preferência generalizada pelo setor de viagens ressalta seu papel único na vanguarda da adoção da inteligência artificial.

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