Mais trabalho, o mesmo salário. Um dia você está atualizando documentos do Excel. No dia seguinte, assume sua própria equipe. A responsabilidade aumenta, mas o salário continua o mesmo. Isso é o que chamam de “promoção silenciosa” (ou quiet promotion), um fenômeno que está se tornando cada vez mais comum, conforme relata a Fortune.

O que está por trás disso? Não só é uma alternativa mais econômica em relação a uma promoção formal, mas também serve como uma maneira discreta de avaliar o desempenho. Além disso, permite que os líderes evitem compromissos, de acordo com Selena Rezvani, especialista em ambiente de trabalho. “É basicamente uma maneira de testar a liderança de alguém sem assumir um cargo formal”, explicou Rezvani à Fortune.

“Às vezes, os líderes estão ‘empurrando com a barriga’ as discussões (e decisões) sobre aumentos salariais reais ou promoções, enquanto continuam a delegar mais responsabilidades. Evitar conversas difíceis gera mais confusão e ressentimento; por outro lado, abordar os problemas diretamente constrói confiança”, complementa Rezvani.

O que os colaboradores podem fazer?

As promoções silenciosas podem afetar vários profissionais, mas os trabalhadores da Geração Z, em busca de oportunidades, podem ser mais suscetíveis a serem solicitados a realizar mais tarefas do que aquelas para as quais foram contratados — ou até mesmo além de suas capacidades. Rezvani sugere três maneiras de lidar com essa situação:

Nomeie as coisas: “Enfatize a responsabilidade extra como liderança, mesmo que seu empregador ainda não o reconheça. Você pode começar dizendo: ‘Estou liderando este projeto há seis meses… gostaria de discutir o que isso significa de uma forma mais formal’.”

Acompanhe: “Documente o escopo, os resultados e o impacto. Depois, comunique isso. As promoções silenciosas costumam passar despercebidas, a menos que você as torne visíveis e as posicione como algo que agrega valor.”

Alavanque: “Mencione isso durante os check-ins, na época de avaliações ou ao discutir planos de carreira. Isso é a prova de que você já está operando em um nível superior.” Outra maneira eficaz de lidar com a sobrecarga de responsabilidades sem reconhecimento formal ou compensação é, ocasionalmente, dizer “não”, sugere Rezvani.

<p“O verdadeiro risco é aceitar uma promoção silenciosa sem negociar. Ao fazer isso, você está praticamente garantindo um burnout, sem contar a normalização de trabalho não remunerado. Uma postura inteligente seria: ‘Estou empolgado por assumir isso. Vamos discutir como meu cargo e remuneração podem refletir esse novo escopo’.”

Dizer “não” a responsabilidades adicionais pode parecer complicado para a Geração Z, mas Rezvani ressaltou que isso não significa que você deva aceitar tudo.

<p“Recusar pode atrasar seu avanço na empresa, mas não diminui seu valor em outras. Se você perceber que sua valorização está diminuindo na empresa atual, talvez seja hora de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.”

Para os líderes, oferecer uma promoção sem aumento salarial pode parecer um sinal de progresso na carreira. No entanto, uma pesquisa da ADP mostra que essa prática pode ter efeitos contrários. Apenas um mês após receber novas responsabilidades, cerca de 29% dos colaboradores acabam deixando a empresa, em comparação com apenas 18% que teriam saído sem a promoção. Para alguns, uma promoção sem compensação justa se torna o sinal verde para atualizar o currículo e buscar uma nova posição onde se sintam valorizados.

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