Um recente estudo da Mastercard, através do relatórioEconomia da Experiência, revela que 67% dos portugueses têm a expectativa de realizar ao menos uma experiência da sua bucket list antes do final do ano, especialmente com a chegada da época festiva – e 43% planejam realizar várias experiências.
A Geração Z é a mais determinada, com 76% afirmando que cumprirão seus objetivos até dezembro, superando os Millennials (71%) e a Geração X (61%).
O inquérito, que obteve respostas de mais de 20 mil europeus, indica que 40% dos portugueses ainda possuem entre sete e 20 dias de férias por gozar neste ano, sendo o grupo mais significativo aquele que tem de sete a 10 dias disponíveis (20%). Chipre (69%), Suíça (56%) e Bulgária (55%) estão entre os países com mais trabalhadores com férias acumuladas.
Embora muitos desses objetivos tenham sido formulados no início do ano, muitos portugueses admitem ter encontrado dificuldades para realizá-los devido à falta de tempo e recursos. As principais razões citadas incluem: a necessidade de mais tempo para economizar e planejar (23%), o fato de que a experiência desejada ainda não ocorreu e está agendada para os últimos meses do ano (17%), e a espera por uma promoção ou oferta especial (14%).
Muitos portugueses também mencionam estar aguardando por familiares e amigos para compartilhar essas experiências únicas. Esse desejo de viver momentos significativos em conjunto é consistente com estudos anteriores da Mastercard, que mostraram que 89% dos portugueses desejam dedicar mais tempo a atividades familiares e que 44% acreditam que experiências compartilhadas são mais gratificantes.
De maneira otimista, 67% dos respondentes em Portugal acreditam que ainda é possível — ou têm certeza — de atingir seus últimos objetivos antes do final do ano. Outros 29% têm a intenção, mas não têm certeza se conseguirão. Na Europa, os maiores índices de otimismo são observados na Sérvia (82%), Suécia (72%), Espanha (71%) e França (71%).
O estudo também confirma que 2025 será o ano das experiências de sonho, com portugueses cada vez mais enxergando-as como um investimento pessoal. 73% acredita que o dinheiro gasto em experiências “vale sempre ou quase sempre a pena”, e muitos estão ajustando seus orçamentos de forma consciente para garantir a realização dessas experiências. Aproximadamente 41% estão reduzindo gastos com vestuário, 42% com refeições fora, 41% com luxos pessoais, 35% com tecnologia ou gadgets e 23% com decoração ou melhorias na casa.
Curiosamente, viajar para um novo destino dos sonhos (40%), fazer turismo em uma cidade ou vila famosa (12%) e visitar um mercado de Natal (11%) estão entre as principais experiências que os portugueses ainda desejam vivenciar antes do final do ano.
