Um recente estudo da Mastercard, através do relatórioEconomia da Experiência, revela que 67% dos portugueses têm a expectativa de realizar ao menos uma experiência da sua bucket list antes do final do ano, especialmente com a chegada da época festiva – e 43% planejam realizar várias experiências.

A Geração Z é a mais determinada, com 76% afirmando que cumprirão seus objetivos até dezembro, superando os Millennials (71%) e a Geração X (61%).

O inquérito, que obteve respostas de mais de 20 mil europeus, indica que 40% dos portugueses ainda possuem entre sete e 20 dias de férias por gozar neste ano, sendo o grupo mais significativo aquele que tem de sete a 10 dias disponíveis (20%). Chipre (69%), Suíça (56%) e Bulgária (55%) estão entre os países com mais trabalhadores com férias acumuladas.

Embora muitos desses objetivos tenham sido formulados no início do ano, muitos portugueses admitem ter encontrado dificuldades para realizá-los devido à falta de tempo e recursos. As principais razões citadas incluem: a necessidade de mais tempo para economizar e planejar (23%), o fato de que a experiência desejada ainda não ocorreu e está agendada para os últimos meses do ano (17%), e a espera por uma promoção ou oferta especial (14%).

Muitos portugueses também mencionam estar aguardando por familiares e amigos para compartilhar essas experiências únicas. Esse desejo de viver momentos significativos em conjunto é consistente com estudos anteriores da Mastercard, que mostraram que 89% dos portugueses desejam dedicar mais tempo a atividades familiares e que 44% acreditam que experiências compartilhadas são mais gratificantes.

De maneira otimista, 67% dos respondentes em Portugal acreditam que ainda é possível — ou têm certeza — de atingir seus últimos objetivos antes do final do ano. Outros 29% têm a intenção, mas não têm certeza se conseguirão. Na Europa, os maiores índices de otimismo são observados na Sérvia (82%), Suécia (72%), Espanha (71%) e França (71%).

O estudo também confirma que 2025 será o ano das experiências de sonho, com portugueses cada vez mais enxergando-as como um investimento pessoal. 73% acredita que o dinheiro gasto em experiências “vale sempre ou quase sempre a pena”, e muitos estão ajustando seus orçamentos de forma consciente para garantir a realização dessas experiências. Aproximadamente 41% estão reduzindo gastos com vestuário, 42% com refeições fora, 41% com luxos pessoais, 35% com tecnologia ou gadgets e 23% com decoração ou melhorias na casa.

Curiosamente, viajar para um novo destino dos sonhos (40%), fazer turismo em uma cidade ou vila famosa (12%) e visitar um mercado de Natal (11%) estão entre as principais experiências que os portugueses ainda desejam vivenciar antes do final do ano.

Exit mobile version
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.