Em meados de 2023, quando a Tesla revelou a versão renovada do Model 3, a maioria dos clientes ficou satisfeita com as melhorias implementadas, especialmente em termos de eficiência, que resultaram em um aumento na autonomia, além de uma qualidade de construção aprimorada que diminuiu o ruído interno. No entanto, a mudança da alavanca de pisca por botões no volante descontentou a muitos.
A Buick foi a primeira a introduzir, em 1939, um veículo com uma alavanca para ativar o indicador de mudança de direção, conforme a conhecemos hoje. Esse dispositivo, patenteado por Joseph Bell anos antes, tem funcionado de maneira eficaz para os motoristas há quase 90 anos, sendo fácil de utilizar e oferecendo operação imediata. Como tradicionalmente está posicionado sempre no mesmo local, independentemente do carro, torna-se uma ajuda valiosa ao volante, permitindo que o motorista use a memória muscular para sinalizar a outros condutores e pedestres a direção que deseja seguir.
A alavanca de pisca já foi reintegrada nos Model 3 da Tesla produzidos na China, e também está disponível uma opção de retrofit. Resta saber quando essa solução chegará a Portugal.
Na renovação do Model 3, a Tesla decidiu inovar, substituindo a popular alavanca por dois botões no volante. Como o volante gira, o motorista pode ter dificuldade em saber exatamente onde estão os botões, e quando o volante é girado 180º, pode se tornar ainda mais complicado entender onde pressionar para virar à direita, por exemplo. Esse fator provavelmente contribuiu para a rápida desaprovação do comando de pisca no volante do novo Model 3, gerando reações negativas e críticas em diversos ambientes.
O mercado chinês é crucial para a Tesla, pois abriga a maior fábrica da montadora americana, que tem capacidade para produzir quase um milhão de veículos, o que é praticamente o dobro da capacidade da fábrica em Fremont, na Califórnia (que, por sua vez, é similar à da unidade no Texas) e três vezes maior do que a fábrica europeia na Alemanha. Os clientes chineses, que também criticaram o novo sistema de pisca, foram informados de que todos os novos Model 3 fabricados em Xangai contarão com a alavanca de pisca convencional.
Para os demais consumidores que já adquiriram o novo Model 3 e não aprovaram os botões no volante, a marca oferece um acessório na China que permite a troca dos botões pela alavanca mediante um pagamento de 2499 yuans, cerca de 300€. Alguns lamentam que a Tesla não tenha aproveitado a modificação dos piscas para reverter também a mudança do comando de transmissão, que foi de alavanca para o ecrã, tornando-se substancialmente menos funcional.
No que diz respeito aos Model 3 vendidos fora da China, inclusive em Portugal, embora não tenha havido previsões ou confirmações sobre a troca dos botões pela “antiga” alavanca de pisca, é esperado que essa solução seja adotada nas outras fábricas da marca na Alemanha e nos EUA, de onde são enviadas as unidades comercializadas em nosso país. Isso se deve não apenas às críticas gerais dos usuários, mas também ao alto custo da solução e ao desenvolvimento da retrofitting para os Model 3 já em circulação, tornando difícil acreditar que a alavanca de pisca seja uma exclusividade da China. Resta apenas saber quando essa mudança chegará a Portugal.