Sentir-se como se estivesse a desempenhar o trabalho de oito pessoas pode significar que você se tornou um “octo-hire” no seu local de trabalho, de acordo com o The HR Digest.
O conceito foi recentemente introduzido pela Glassdoor e refere-se a um profissional que é contratado para uma função específica, mas que acaba assumindo diversas outras responsabilidades. A crescente sobrecarga do “octo-hire” geralmente o deixa esgotado, mas é frequentemente lembrado de que o avanço na carreira exige um esforço extra.
Colaboradores estão cada vez mais exaustos e sobrecarregados, e a tendência do “octo-hire” é uma das razões para isso. Profissionais em determinados cargos estão dispostos a se esforçar ao máximo para manter a sensação de estabilidade no emprego, mas essa aparência de produtividade é muitas vezes efémera.
A Glassdoor define “octo-hire” como o “colaborador sobrecarregado e estressado que equilibra a carga de trabalho de oito funções, lidando com tempo, energia e recursos limitados.” Isso se refere a trabalhadores que aceitam um emprego com base em uma função e em termos de trabalho específicos, mas acabam tendo que lidar com uma gama muito mais ampla de responsabilidades, para as quais podem não estar preparados ou interessados.
Este conceito não se limita a um assistente que realiza uma chamada adicional ou a um chefe de equipe que precisa gerenciar uma equipe diferente. As responsabilidades do “octo-hire” muitas vezes se expandem além de suas áreas de especialização e envolvem tarefas que, tecnicamente, deveriam ser desempenhadas por outras pessoas.
Mais do que apenas um favor ou um pedido, “octo-hires” enfrentam uma sobrecarga de trabalho, assumindo tarefas que, em condições normais, seriam gerenciadas por uma equipe maior. Essa cultura é comum em startups, mas pode ocorrer em qualquer organização.
A maioria dos anúncios de emprego não esclarece que se referem a cargos de “octo-hire”, dificultando a compreensão da experiência que o profissional encontrará ao ser contratado. Além disso, a adição de responsabilidades pode não ocorrer logo no primeiro dia. Muitos anúncios de emprego apresentam uma imagem otimista das tarefas, mas aos poucos vão adicionando tarefas extras.
Em muitos casos, assumir diversas tarefas no trabalho pode oferecer uma experiência enriquecedora, proporcionando um vasto conhecimento que pode facilitar o desempenho da função ou enriquecer o currículo. As tendências de “octo-hire” podem ser vantajosas, permitindo ao profissional demonstrar seu valor, mas essas vantagens são limitadas e também trazem riscos.
A Glassdoor aponta que a menção ao burnout nas avaliações de colaboradores nas empresas aumentou 32%, o maior número em quase uma década. E isso não é por acaso. Com uma onda de demissões, muitos colaboradores não têm escolha a não ser lidar sozinhos com múltiplas responsabilidades.
Mesmo sem a ameaça de demissões, os trabalhadores têm visto suas funções se tornarem progressivamente mais complexas, com as tarefas reais divergindo significativamente das suas funções designadas. O aumento do burnout torna-se quase inevitável. A decisão de aceitar ou não as responsabilidades de um “octo-hire” depende inteiramente da sua tolerância e da crença nos benefícios que isso pode trazer para a sua carreira.
O que fazer?
Se você se sente confortável com a atual situação e não se importa em ser a pessoa a quem recorrem para diversas tarefas, não há motivo para pressionar por uma mudança. Se você deseja evitar a condição de “octo-hire” e prefere ser reconhecido pelas suas habilidades e conhecimentos, pode tomar uma atitude e solicitar um ambiente de trabalho melhor.
Existem algumas dicas que você pode seguir para evitar ser vítima dessa tendência:
- Analise cuidadosamente as descrições de funções e a cultura da empresa para compreender o papel e avalie criticamente se o anúncio de emprego se alinha com o trabalho que deseja realizar.
- Pesquise sobre o cargo, suas responsabilidades e as expectativas para a função.
- Defina suas expectativas para o cargo e determine o que está disposto a fazer e onde deseja estabelecer limites.
- Faça perguntas durante as entrevistas. Elas não são apenas para que o empregador o avalie, mas também para que você entenda em que está se envolvendo.
- Identifique quais são suas principais responsabilidades para distinguir entre o que é adequado para você assumir e o que não é.
- Converse abertamente com seu gestor sobre sua função e peça esclarecimentos sobre as expectativas e como seu desempenho será avaliado.
- Considere solicitar um novo cargo ou um aumento, caso prefira uma compensação melhor pelo trabalho adicional.
- Atente-se aos colegas que estão se demitindo e pergunte quais foram as razões de suas saídas.
- Mantenha um registro das tarefas que realiza e das orientações recebidas, para garantir que você possa se defender, se necessário.
- Considere mudar de emprego se a experiência de “octo-hire” estiver se tornando demasiado opressiva e levando ao burnout.
