O Índice de Satisfação Ponderado do Metro do Porto é de 85,7 pontos, conforme o mais recente estudo de avaliação de Qualidade, Perfil de Cliente e Satisfação, realizado nos últimos meses. A imagem social da empresa obtém uma pontuação ainda mais elevada – os clientes atribuem uma reputação de 95,2 pontos (em 100) ao Metro do Porto, assim como a Lealdade, que atinge 95,7 pontos.
Foram realizadas 1669 entrevistas diretas nas estações e nos veículos da rede no final de maio. O estudo foi conduzido pela empresa DOMP, e os resultados refletem os níveis de qualidade do serviço do Metro do Porto, destacando pontos fortes e áreas a melhorar. O valor de 85,7 pontos no Índice de Satisfação é o mais alto já registrado desde que o estudo começou a ser realizado anualmente.
Esse valor é fortemente influenciado pela avaliação dos clientes em relação a parâmetros específicos, tais como Cumprimento das Viagens Planeadas (89,6 pontos), Facilidade de Validação (89), Cumprimento das Frequências (88,3) e Pontualidade (87,1). Destacam-se também os indicadores de Informação ao Cliente (82,8 pontos), Oferta de Serviço (82,3) e Acessibilidade (82,2).
Simultaneamente, 96,8% dos inquiridos consideram que o Metro é Benéfico para a Sociedade, enquanto 94,7% entendem que é Bom para o Ambiente, manifestando claramente a intenção de continuar a utilizá-lo em suas viagens e de recomendar a amigos ou familiares. O indicador de Lealdade alcança 95,7 pontos em 100.
A maioria dos clientes entrevistados destaca como pontos fortes do Metro do Porto a Rapidez, a Pontualidade, a Frequência, a Facilidade de Deslocação e a Cobertura da Rede. Em contrapartida, entre os principais pontos fracos, estão a Frequência e o Espaço nos Veículos. A Segurança é uma questão que preocupa os utilizadores, sendo referenciada como um aspecto a melhorar. No entanto, apesar disso, a pontuação dada à Segurança no inquérito foi de 74,7 pontos, apenas 0,7 pontos a menos do que no inquérito anterior, de 2024.
Perfil do cliente
A realização do Inquérito de Satisfação permite obter uma “fotografia” dos tipos de utilizadores do Metro, aprimorando o conhecimento sobre o perfil-tipo e adequando o serviço às suas expectativas.
Estatisticamente, o retrato do cliente aponta para uma mulher, estudante, com menos de 25 anos, residente no Porto e que utiliza o Metro diariamente – possui uma assinatura mensal, pertence à classe social A/B e destaca a rapidez como a principal vantagem deste transporte.
De fato, o gênero feminino é majoritário (62,1%) na amostra do estudo, assim como os utilizadores habituais (84,5%), os titulares de assinatura (57,6%) e a faixa etária de 16 a 24 anos (30,2%). Quase metade (48,1%) possui ou frequenta o 12º ano e perto de um terço (30,3%) reside na cidade do Porto. A deslocação para o emprego (49%) é a razão mais citada para viajar no Metro, enquanto 41,9% destacam a rapidez como motivo principal.
