As inscrições para a 12.ª edição do Apps for Good (AFG) já estão abertas. Este programa educativo, desenvolvido pelo CDI Portugal, envolve alunos do 5.º ao 12.º ano, jovens universitários que se preparam para ser professores (UpComing Educators) e os próprios docentes, utilizando a tecnologia para abordar problemas reais da comunidade.
Baseado numa metodologia de projeto, o AFG desafia equipes a identificarem desafios locais, relacioná-los com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — como educação de qualidade, saúde e bem-estar, igualdade, ação climática e cidades sustentáveis — e a desenvolverem aplicações com impacto social. O programa oferece formação para docentes, recursos prontos para uso e mentoria de especialistas, promovendo o desenvolvimento de competências digitais, criatividade, pensamento crítico e cidadania ativa. As escolas interessadas podem inscrever-se gratuitamente aqui.
Na 12.ª edição, a Inteligência Artificial será um foco central. Serão disponibilizados conteúdos, desafios e mentoria específicos para apoiar as escolas na adoção de ferramentas de IA generativa e de aprendizagem automática, com preocupação em segurança, ética, privacidade e transparência. A abordagem enfatiza a resolução de problemas reais utilizando IA — desde análise de dados até prototipagem assistida — fomentando o pensamento crítico e a criatividade.
As escolas realizam a inscrição e os professores têm acesso a formação creditada e a uma plataforma repleta de cursos e recursos prontos a utilizar. Em grupos, os alunos escolhem um tema relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definem um problema específico, estudam os usuários, desenham um protótipo da aplicação, validam com os usuários e aprimoram continuamente suas soluções. Durante todo esse processo, contam com o apoio de Experts — profissionais voluntários que orientam e inspiram no desenvolvimento dos projetos. O percurso culmina em competição, com Encontros Regionais (Junho-Julho) e um Evento Final (Setembro), onde as equipes apresentam os projetos a jurados e ao público.
Em 2024, o AFG contou com 158 escolas participantes, das quais 79% integraram o programa no seu currículo e 69% repetiram a participação. Um total de 337 professores se envolveram (53% já haviam participado de edições anteriores) e 3.207 alunos participaram: 65% do ensino regular, 31% do profissional e 4% da formação de adultos. Mais da metade dos docentes trabalhou com alunos com necessidades educativas especiais.
«A escola é um terreno fértil. Com o Apps for Good estamos a plantar sementes que podem se transformar em percursos profissionais, projetos de vida ou mesmo inovações que amanhã estaremos a utilizar. Aproximamos o currículo do mundo, colocamos os alunos diante de desafios reais, mostramos que a inovação não está distante e damos espaço para que seus talentos possam brilhar», declara Matilde Buisel, gestora do programa Apps for Good em Portugal.
