Após duas horas sem corridas devido ao mau tempo em Austin, o Porsche #6 conquistou sua primeira vitória da temporada no Circuito das Américas. Logo atrás, terminou o Ferrari #50 e, para a surpresa de muitos, o Peugeot #94 conseguiu um lugar no pódio. Nos GT3, em meio a alguma controvérsia, o McLaren #95 da United Sport saiu vitorioso, seguido pelo BMW #46 da Team WRT em segundo e, no final do pódio, o Ferrari #54 da Vista AF Corse, que foi penalizado.
A corrida começou lentamente, com o Safety-Car controlando o ritmo devido à chuva, mas assim que a água começou a secar da pista, a ação se intensificou. Selecionamos cinco momentos marcantes da sexta etapa nos EUA.
TOP 5 MOMENTOS DA CORRIDA
5. Alpine e Aston Martin no muro ao mesmo tempo – Logo no início da corrida, o Alpine #36 e o Aston Martin #007 se envolveram em um pequeno incidente. Devido à chuva e à pista molhada, ambos os carros sofreram aquaplaning, perdendo o controle. O #36 apresentou danos visíveis após bater no muro de pneus, enquanto o #007 teve apenas um leve toque na asa traseira, sem grandes consequências.
4. O Safety-Car como protagonista – O grande protagonista da corrida foi, sem dúvida, o Safety-Car. Após controlar o ritmo durante as duas primeiras horas, ele foi acionado mais quatro vezes ao longo da sessão. Embora isso possa parecer irônico, o uso do carro de segurança garantiu que todos os carros estivessem juntos na relargada, evitando grandes distâncias de tempo entre eles.
3. Porsche em ação – A batalha pela liderança foi intensa, envolvendo Ferrari e Porsche. Em um emocionante embate entre as marcas, os Porsche #6 e #5 conseguiram superar os Ferrari #51 e #50, garantindo a primeira e terceira posições respectivamente. Contudo, o #51 acabou tendo um furo devido a um toque enquanto defendia sua posição, caindo vários lugares antes de se recuperar e terminar em quinto.
2. GT3 em grande estilo – Os GT3 (antigos GTE PRO) são conhecidos por oferecerem espetáculos emocionantes durante as disputas. Isso se confirmou na corrida em Austin, onde a luta entre o #95 e o #77 (carro de Bernardo Sousa) foi bastante intensa, com alguns toques que poderiam ter causado problemas. Felizmente, o Ford conseguiu vencer e reassumir a liderança até o final da corrida.
1. Peugeot no pódio – A marca francesa alcançou seu melhor resultado na WEC, não apenas garantindo um pódio, mas também um quarto lugar no final da corrida. Aproveitando os erros dos concorrentes, a Peugeot avançou lentamente até chegar ao pódio.
Menções honrosas – Infelizmente, a Aston Martin acabou retirando seus dois carros da corrida, mas eles estavam com um bom ritmo. Estando entre os TOP10, esperava-se que conseguissem, pelo menos, um P5. Nos GT3, o Ford #77 de Bernardo Sousa liderou grande parte da corrida até ser ultrapassado pelo Ferrari #54, onde os pneus secos demonstraram uma grande vantagem sobre os de chuva.
A próxima corrida acontecerá no dia 28 de setembro, em Fuji, Japão.