Em 2025, o percentual de portugueses que passa mais de uma hora nas redes sociais subiu para 57%, apresentando um aumento de +4 pp. em relação ao ano anterior. Este fenômeno vai contra as expectativas de 2024, onde muitos planejavam reduzir seu tempo nessas plataformas. O aumento é particularmente significativo entre os jovens adultos com idades entre 18 e 34 anos, onde um em cada quatro afirma passar mais de três horas diárias nas redes sociais, de acordo com o estudo “Consumer Sentiment Survey 2025”, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG).
Conforme dados da Datareportal, o WhatsApp continua a ser a plataforma mais popular em Portugal, com uma taxa de penetração de 90% entre os usuários da internet. No que diz respeito ao tempo médio mensal, o TikTok (29 horas) e o YouTube (23 horas) são as plataformas onde os portugueses passam mais tempo.
Quanto à frequência de uso, o WhatsApp lidera novamente com uma média de 538 acessos mensais por usuário, seguido pelo Instagram (391) e pelo TikTok (290), destacando a crescente relevância dessas plataformas na vida digital dos consumidores portugueses.
Em 2025, os portugueses também aumentaram a utilização de serviços financeiros digitais para gerenciar suas finanças pessoais. Destaca-se a carteira digital (mobile wallet), que cresceu para 37% de adesão, com um aumento de +8 pp. em relação a 2024. É importante notar que essa ferramenta digital já é utilizada por quase metade dos jovens adultos entre 18 e 34 anos (46%).
Além disso, 90% dos entrevistados informou usar o aplicativo do banco (+2 pp. em relação a 2024), 83% utilizam o MB Way (+1 pp.) e 77% acessam o site do banco (-2 pp.). Existem também aplicações de instituições financeiras alternativas, como a Revolut ou a Wise, que já são utilizadas por mais da metade dos portugueses (58%), juntamente com o aplicativo de seu banco principal. Contudo, o uso diário dessas alternativas é limitado, com apenas 14% usando-as diariamente, 16% semanalmente, 15% mensalmente e 13% as tendo instaladas, mas sem uso.
Os dados da BCG confirmam a continuidade da tendência de aumento na utilização de canais bancários digitais, especialmente em dispositivos móveis, indicando que o meio digital é a preferência dos portugueses para pagamentos, em detrimento do uso de dinheiro.
O estudo de 2025 também revela que a maioria dos portugueses (85%) participa de, pelo menos, um programa de fidelização. Entre os mais comuns, estão os de supermercados (93%), de combustíveis (69%) e de restaurantes (37%). Esses programas tornaram-se essenciais na gestão do orçamento, permitindo que os consumidores acumulem vantagens e descontos em um cenário econômico desafiador.
As assinaturas digitais também são significativas, com dois em cada três portugueses (66%) possuindo pelo menos um serviço ativo e cerca de um terço utilizando-o diariamente.
O comércio eletrônico continua a mostrar uma alta taxa de penetração, com 95% dos portugueses realizando compras online em 2025 (+1 pp. em relação ao ano anterior). Há uma variação positiva de 10 pp. entre os que gastam mais em compras online e os que gastam menos, com 30% dos consumidores relatando ter despesas maiores em e-commerce em comparação ao ano passado.
As motivações para as compras online permanecem consistentes: comparar preços, obter melhores descontos e a conveniência são as principais razões apontadas. As categorias preferidas pelos portugueses para compras online continuam a ser viagens, vestuário e tecnologia, enquanto categorias como decoração e mobiliário, brinquedos e jogos, e bens de luxo são adquiridas com menos frequência online.
O estudo “Consumer Sentiment Survey” baseou-se em uma pesquisa feita com 1000 portugueses em todo o território de Portugal continental, realizada em agosto, que incluiu 44 perguntas relacionadas ao comportamento de consumo deste ano.
